É, bastante coisa mudou.
Esses dias, eu estava com uma prima minha, 9 anos mais nova que eu, e percebi que ela é muito madura pra idade dela. Claro, ela tem a natural inocência da infância, mas em questão de comportamento, é bem diferente.
Hoje em dia, o brinquedo, a diversão de uma criança está inteiramente resumido em um aparelho eletrônico. Não estou criticando, mas só comentando desse enorme contraste que existe. Isso não é culpa de ninguém, essas crianças nasceram em um mundo totalmente dominado pela tecnologia, então de qualquer jeito acabariam tendo algum contato bem cedo. Só precisam ser guiadas pelo caminho certo, para usarem essa tecnologia de uma maneira correta.
Claro, o hábito de brincar não é coisa de outro mundo, mas diminuiu bastante. Lembro que quando eu era criança, passava tardes inteiras brincando de boneca, desenhando, e ainda sendo filha única, tinha que me virar sem companhia rsrs. Hoje em dia, as crianças passam a tarde inteira ou no tablet, ou vendo tv ou na escola, percebem a diferença?
Não vou ser hipócrita dizendo que era a criança mais ativa de todas, mas fazia alguma coisa. As crianças de hoje em dia não tem tanto preconceito quanto as de antigamente. Elas se aceitam mais.
Acho que a presença dos pais é muito importante, porque essa fase é essencial, é quando o caráter da criança se forma, quando ela começa a ter seus próprios pensamentos, sem ter que perguntar tudo pra mamãe.
Eu fico assustada quando vejo uma criança de 4 anos já sabendo mexer em tudo, falar e explicar tudo do seu tablet, parece uma coleira eletrônica. Claro, hoje em dia não dá mais pra brincar na rua, nem eu fazia isso, mas acho que o tempo é muito curto pra ficar no tablet.
Outra coisa que eu percebi é que as crianças de atualmente aprendem muitas coisas bem cedo, por exemplo, já tem criança de 5 anos que faz aula particular de matemática, acho isso um exagero e um sobrepeso pra criança. Esse excesso de informação acaba já fazendo a criança se acostumar com responsabilidades mais cedo, e acho que isso é de alguma forma uma coisa boa.
Perceberam que tudo tem o seu lado bom e ruim? Ao mesmo tempo que as crianças se tornam alienadas, ja desenvolvem a capacidade de análise lógica. Ao mesmo tempo que tornam-se sedentárias, não estão correndo risco. Ao mesmo tempo que elas acabam ficando sobrecarregadas, estão tornando-se mais responsáveis. Ao mesmo tempo que estão perdendo tempo, estão crescendo e amadurecendo...mais rápido.
Mas vamos confessar...todo mundo sente saudades de ser criança... só que sem tablets envolvidos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário