24 de fevereiro de 2014

Livro: DIA DO CURINGA

Oi gente!

Ontem mesmo eu acabei de ler um livro muito legal!!
DIA DO CURINGA- JOSTEIN GAARDER


Eu achei muito legal, rápido e divertido o livro do Jostein Gaarder. 
Conta a história de um adolescente chamado Hans-Thomas que durante o enredo todo tenta encontrar sua mãe que abandonou ele e seu pai a fim de se encontrar. Os dois moram na Noruega mas atravessaram a Europa inteira até Atenas, onde a mãe de Hans estava.
Durante a viagem, o pai de Hans diz coisas muito filosóficas que ele não entende muito bem, mas no fim tem um fundamento. Certa vez, os dois pararam para o pai de Hans fumar e abastecer o carro, um anãozinho deu a Hans uma lupinha e disse que esse era o segredo deles, e deveriam parar em um povoado chamado Dorf.
E foi isso que ele fez, lá se instalaram em uma pousada. Em uma padaria local, Hans viu muitos peixinhos coloridos e recebeu de um velhinho um saquinho com pãeszinhos doces dentro. Em um desses pãeszinhos ele encontrou um livrinho com letras microscópicas, então, presumiu utilizar a lupa que tinha ganhado do anão.
Quando começou a ler esse livrinho percebeu que era destinado a ele de alguem que conhecia. Seu pai sempre contava histórias de sua infância, e fazia reflexões filosóficas toda hora.
Nesse livrinho, quem inciou a história foi Ludwig, o mesmo nome do avô de Hans, Ludwig ouviu a história da ilha mágica e da bebida púrpura de Albert que ouviu de Hans um marinheiro que esteve na ilha mágica e conheceu Frode e sua paciência.
A história da ilha mágica conta que um naufrago acabou parando em uma ilha no atlântico, onde era muito solitário e só tinha cartas de um baralho para se divertir. Ao passar do tempo, começou a falar com as cartas e elas foram saindo de sua imaginação e se tornaram reais. Frode, o naufrago, começou a viver naquela ilha com 52 anõeszinhos de 4 naipes. Certa vez, depois de 52 anos, um outro naufrago chega a essa ilha, Hans, ele conhece a história de Frode e conhece os anões. Lá, Frode inventou muitas coisas, inventou uma bebida amarga chamada Tufo, e criou a bebida púrpura, uma bebida dos deuses que tinha vários sabores em muitas partes do corpo. Inventou o baralho inteiro, e não podia faltar o curinga, aquele que tinha uma roupa cheia de guizos,dançava e pulava sem parar e acabou fazendo os anões ficarem viciados na bebida púrpura e dizerem coisas sem sentido. Frode também criou um calendário, aquele que tinha 52 dias para todas as cartas, e dias extras, que seriam os dias do curinga, quando tinha uma festa que cada anão deveria levar 4 anos para criar uma frase e o curinga juntar todas e fazer uma história. 
Essa história justamente resultava na história de Hans-Thomas...ou seja, o livrinho era a sua própria história.
Com o passar do tempo, Hans-Thomas foi lendo o livrinho e descobriu que Hans viveu em Dorf, foi o padeiro (aquele povoado que tinha ganhado o livrinho) e depois Albert viveu em Dorf, foi o padeiro e Ludwig que era seu avô viveu em Dorf lhe entregou o livrinho foi o padeiro. Daqui a 52 anos Hans seria o novo padeiro de Dorf.
No fim, ele encontra sua mãe, e tem uma irmãzinha e se torna um filósofo como seu pai....mas descobre que o curinga ainda anda por ai e quem lhe deu a lupa foi o próprio....não vou falar mais nada, senão vcs vão descobrir tudo...leiam!!
Muito louco né??
Perceberam que tudo está ligado, o Jostein Gaarder pra quem não sabe foi quem escreveu o MUNDO DE SOFIA...ou seja....GÊNIO e pá...

Lojas Online:





Bjoss


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger